destaque lembranças

Eis mais um filme, entre tantos, que mostra as consequências do horror da guerra, desta vez tendo como foco questões sociais e os estigmas deixados pelos conflitos.

A história tem início cinco meses depois da vitória dos aliados contra os nazistas.

Consequências do horror da guerra

Conflitos de convivência surgem entre as consequências da guerra

Nesse período pós-guerra, a trama se desenvolve na cidade alemã de Hamburgo, onde algumas residências de propriedade dos alemães passam a ser utilizadas para abrigar militares de patente do lado vencedor da guerra.

Começa aí o conflito: os alemães consideram que suas casas foram roubadas pelos aliados.

E os aliados reclamam que os alemães não reconhecem que perderam a guerra.

E que têm que aceitar aquilo que os vencedores determinam.

Difíceeis aceitações entre as consequências do horror da guerra

Rachael se recusa a apertar a mão de um possível nazista

Rachael  Morgan, esposa do coronel britânico Lewis Morgan (ao centro, na foto),  chega à cidade alemã de Hamburgo em ruínas e é recebida pelo marido.

O coronel passou a ser o responsável pela reconstrução da cidade destruída na guerra e se mostra o perfeito militar, sempre empenhado em sua missão.

O problema é que ele mal consegue conviver com a mulher, sempre a serviço dessas missões para as quais é convocado com muita frequência.

Mesmo no momento em que se preparam para uma noite de amor juntos, depois do reencontro, ele surpreende a esposa, ao retornar para o quarto, afirmando que tem que cuidar de um conflito que está ocorrendo na cidade.

E a deixa sozinha, entre decepcionada, amargurada e insatisfeita. Por mais que ela implore que ele fique.

Rachael tem traujma entre as consequências da guerra

A bela Rachael guarda um trauma da guerra, durante a qual seu filho Michael, de apenas onze anos, foi morto dentro da casa atingida por um bombardeio.

A residência em Hamburgo, onde passam a morar, era a propriedade do viúvo alemão Stephen Lubert, que também perdeu a mulher na guerra.

Para tentar harmonizar a relação com os novos moradores, ele decide que permaneceria no andar de cima, juntamente com sua filha, a jovem e rebelde Freda Lubert.

Garrafa térmica

De início, Rachael rejeita, mesmo com essa divisão da casa, conviver com pessoas que ela não sabe se podem ser nazistas, como é o caso de Stephen Lubert e da filha dele, Freda.

A filha do antigo proprietário também se mostra avessa ao convívio com Rachael. Ela participa de grupos nazistas que tentam resistir à derrota da Alemanha.

Sentindo-se triste e abandonada pelo marido, Rachael muda sua impressão do antigo desafeto alemão e passa a aceitá-lo.

O marido, mais uma vez, está longe, em nova missão para a qual foi convocado às pressas, depois de rejeitar um período de folga que lhe havia sido oferecido pelos oficiais superiores.

Está preparado o ambiente para um recomeço na vida de Rachael, segundo resume o agora confiante Stephen.

E os dois ficam livres para fazerem o que quiserem. E passaram a querer. E a fazer.

reencontro

Implacáveis Consequências do horror da guerra

Numa conversa com o militar que voltava com ele de uma missão destinada a interrogar prisioneiros nazistas que massacraram aliados, somente agora, depois de ter deixado a mulher abandonada em casa para seguir na missão,  Lewis começa a refletir sobre o que, de fato, representa uma guerra, por piores que sejam os inimigos.

Ele se arrepende da forma como se comportou, em sua irada reação ao nazista que o provocou durante um interrogatório. E passou a se questionar.

“Não é a guerra que nos torna homens. Fiz coisas das quais não sinto orgulho”, disse ele ao colega de farda.

E se indagou sobre como a esposa o veria se soubesse o que ele fez na guerra.

Consequências pretende motivar as reflexões a que se propôs – tardiamente – o disciplinado coronel inglês.

A jovem e bela mulher sentia-se, já há muito tempo, carente e massacrada pela tristeza e pelas lembranças dos horrores desses conflitos.

Consequências às vezes insuperáveis

Destaque-se aqui o desempenho da atriz Keira Knightley, de uma beleza suave e de expressões que transmitem tudo o que sua personagem está sentindo diante da vida, que mudou de uma forma que a desagrada.

Com uma boa ambientação da época, fotografia de ótima qualidade e um elenco   convincente em seus papéis, Consequências mostra as cenas de conflitos do período em que os alemães se armaram para tentar resistir à derrota para os aliados.

E para se vingarem dessa derrota de forma violenta e sangrenta, com as armas de que ainda dispunham.

Pelo próprio título, fica evidente que se quis levar ao público a convicção de que nenhuma guerra termina quando um dos lados se considera vencedor, ou mesmo chega a ser declarado vitorioso.

Chegada

Os lados em conflito continuam sua guerra psicológica e ideológica.

Prosseguem se odiando, como acontecia durante o conflito armado em pleno andamento.

E esse aparente término tende a jamais se concretizar, gerando reações que são contrárias à convicção do coronel inglês, empenhado em acreditar que “a guerra acabou”.

É mera ilusão, desmentida pelos fatos. Pois restam as consequências do horror da guerra e das feridas que ela abre.

E difíceis de curar, tanto na alma como nas mentes de quem ainda consegue sobreviver, com a lembrança das pessoas que se foram. Em meio a tanto horror e sangue.



Consequências (The Aftermath)

Ano de produção: 2019

Países: Reino Unido, EUA, Alemanha

Direção: James Kent

Roteiro: Joe Shrapnel e Anna Waterhouse

Elenco Consequências

No Elenco:

Keira Knightley: Rachael Morgan

Alexander Skarsgard: Stephen Lubert

Jason Clarke: Lewis Morgan

Flora Thiemann: Freda Lubert

Kate Phillips: Susan Burnham

Frederick Preston: Michael Morgan

 

Sobre o Autor

Gerson Menezes
Gerson Menezes

O objetivo do Autor não é o de concentrar-se na linguagem rebuscada do tecnicismo cinematográfico, mas de apresentar o que há de melhor (ou de pior) na filmografia nacional e internacional, e concentrar-se no perfil dos personagens. As análises serão sempre permeadas pela vertente do humanismo, que, segundo o Autor, é o que mais falta faz ao mundo em que violência e guerra acabam compondo o cenário tanto dos filmes como da realidade de inúmeros países, entre os quais o Brasil.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Solicitar exportação de dados

    Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

    Solicitar a remoção de dados

    Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

    Solicitar retificação de dados

    Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

    Solicitar cancelamento de inscrição

    Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.