Todas as profissões, das mais simples às que exigem sólida formação acadêmica e muitos anos de estudo, acabam conquistando um lugar no inesgotável universo da cinematografia. Sem exigência de diploma, o fascínio da atividade de escritor não poderia ficar de fora. Para quem não gostou de O Autor, apresentamos a seguir 10 filmes de interesse de escritores e de aspirantes à carreira literária, aclamados pelo público e pela crítica.
A propósito, quando falamos em escritor, esse conceito é mais amplo do que possa parecer. Um roteirista é um escritor, e tem que ser muito habilidoso.
Porque, embora escrever um bom livro exija talento, é tarefa dificílima transpor para o cinema uma obra literária. Talvez mais difícil até do que escrevê-la.
Quanto ao fascínio que a atividade literária possa provocar, há divergências (risos).
É lógico que o escritor amazonense Márcio Souza quis (e conseguiu) imprimir tom de humor numa historinha que ele contou em um dos seus muitos livros.
É sobre um menino muito bagunceiro na escola, para quem um anjo apareceu e avisou: “Você vai ser escritor”.
Diante da euforia que tomou conta do menino ao receber o que seria uma previsão animadora, o anjo apressou-se em advertir algo do tipo: “Não se alegre. É castigo”.
Dos muitos filmes já produzidos e que alcançaram grande sucesso, apresentamos dez sinopses de filmes de interesse de escritores e de aspirantes à carreira literária.
Assim, mais uma vez, quem gosta de cinema vai pode fazer sua(s) escolha(s), diante de uma lista de sucessos que é demasiadamente ampla e que, pelo menos de vez em quando, exige uma ajudinha para facilitar a seleção.
Embora o critério tenha sido o de selecionar filmes de interesse de quem se sente atraído pela carreira literária ou de roteirista de cinema, a lista acaba sendo de interesse geral, devido à diversidade e amplitude dos temas abordados nos filmes.
Esperamos que a lista seja de agrado dos nossos visitantes e frequentadores.
Começamos destacando o filme Spotlight, inspirado em fatos reais. Lançado em 2015 e dirigido por Tom McCarthy, é um misto de drama e de investigação jornalística, premiado com o Oscar de Melhor Filme em 2016.
No início dos anos 2000, a equipe de repórteres do jornal The Boston Globe começa a investigar, junto com a equipe do grupo Spotlight, um caso de abuso sexual infantil envolvendo um padre de Boston.
À medida que a investigação avança, descobre-se que há, na verdade, uma rede de padres que comete crimes contra crianças, acobertados pela Igreja Católica.
No elenco se destacam Mark Ruffalo, Rachel McAdams, Michael Keaton e Stanley Tucci.
O filme teve sucesso ao abordar, de forma detalhada e realista, a investigação jornalística sobre o caso e por caracterizar a influência da Igreja Católica na cidade de Boston, bem como a negligência do sistema jurídico e das autoridades em lidar com os casos de abuso sexual infantil.
Dirigido por Billy Wilder, Crepúsculo dos Deuses (1950) é um clássico em preto e branco do cinema.
Atordoado por dívidas, o roteirista falido Joe Gillis (William Holden) vê como única saída desistir de sua carreira e, para fugir dos representantes de uma financeira, se refugia na mansão da estrela do cinema mudo, Norma Desmond (Gloria Swanson).
A atriz decide, então, contratá-lo para reescrever o roteiro de Salomé, como forma de marcar seu retorno às telas.
Gillis aceita o trabalho. Mas reescrever a história acaba se revelando um pesadelo quando descobre a que nível de insanidade Norma pode chegar.
Moulin Rouge (2001), dirigido por Baz Luhrmann, é do gênero musical e conta a história de um poeta idealista que se apaixona por uma cortesã do Moulin Rouge, na Paris de 1900.
O poeta idealista e inocente é Christian, que se vê seduzido pelo extasiante e obscuro submundo de uma boate parisiense, exatamente a badalada Moulin Rouge.
Envolvido em um ambiente de farra, sexo e drogas, ele se apaixona por uma das estrelas do famoso cabaré francês.
Sob a direção de Woody Allen, Meia-noite em Paris (2011) é uma comédia romântica que conta a história de um americano aspirante à fama como escritor que viaja a Paris com sua noiva e acaba voltando no tempo para os anos 1920.
O filme retrata a história de Gil Pender. Ele é roteirista e, embora tenha sucesso em sua carreira, sonha em se tornar um escritor famoso e vê a capital francesa envolta em uma aura de romance e magia.
Em seu sonho de retorno aos anos 1920, ele encontra romance e inspiração, vivendo momentos com seus grandes ídolos.
A comédia teve indicação para três Oscars e Woody Allen ganhou a estatueta pelo melhor roteiro.
Tate Taylor assina a direção de Histórias Cruzadas (2011), um drama ambientado no Mississippi (EUA), dos anos 1960.
Conta a história de uma mulher branca aspirante a escritora, determinada a escrever sobre a vida das mulheres negras que trabalham em casas de famílias brancas.
O racismo predominante no Mississippi é o tema que sobressai como pano de fundo.
O filme retrata a visão das mulheres negras em empregos com baixos salários, longas jornadas de trabalho e que ainda enfrentam maus-tratos por parte dos patrões.
Louca Obsessão (1990) é um suspense psicológico dirigido por Rob Reiner, sobre um escritor (interpretado por James Caan) que, após sofrer um acidente em uma região isolada, é salvo por uma ex-enfermeira (Kathy Bates) que é uma grande admiradora de seus livros.
Depois de saber que o escritor decidiu matar sua personagem mais famosa em seu próximo livro, a mulher decide torturá-lo com a intenção de forçá-lo a desistir da decisão.
As cenas em que ela tortura o escritor tiveram grande impacto na época em que o filme foi lançado.
Dirigido por Stanley Kubrick e baseado no livro de Stephen King, O Iluminado (1980) é um filme do gênero terror psicológico, sobre um escritor que aceita um emprego como zelador em um hotel isolado, durante o inverno.
Com o passar do tempo, ele começa a ter visões aterrorizantes e a questionar sua própria sanidade.
O aspirante a escritor é protagonizado por nada menos que Jack Nicholson.
Nesse isolamento, ele tem a seu lado a esposa Wendy (Shelley Duvall) e o filho Danny (Danny Lloyd).
O garoto se mostra sensitivo e começa a antever acontecimentos assustadores envolvendo o passado do hotel.
O filme pode ser encarado como um paralelo envolvendo o trágico problema psicológico de Jack, que, tendo que lidar com o alcoolismo e o isolamento, não consegue se aproximar da família nem realizar o sonho de se tornar um escritor de sucesso.
E isso coloca a própria família dele em perigo.
Trumbo, de 2015, tem Jay Roach como diretor. A história é sobre o roteirista Dalton Trumbo, que foi preso e exilado durante a caça às bruxas do Macartismo nos anos 1950 nos Estados Unidos.
O período ficou historicamente conhecido como de perseguição a quem fosse identificado como comunista ou simpatizante da ideologia.
Trumbo se recusou a cooperar com o Comitê de Atividades Antiamericanas do Congresso e, por isso, acabou sendo preso e foi proibido de trabalhar.
Mesmo após libertado, continuou sofrendo boicote do governo e enfrentou vários problemas envolvendo familiares e até mesmo amigos próximos.
Dirigido por Spike Jonze e escrito por Charlie Kaufman, Adaptação (2002) é sobre um roteirista que se depara com dificuldades para adaptar um livro para o cinema.
O roteirista é Charlie Kaufman, interpretado pelo veterano Nicolas Cage.
Ele tem que adaptar para o cinema o romance The Orchid Thief, de Susan Orlean, vivido por Meryl Streep.
O livro é sobre John Laroche (Chris Cooper), que clona orquídeas raras para lucrar vendendo-as a colecionadores.
As dificuldades que Charlie enfrenta são inúmeras. Ele sofre com sua baixa autoestima e se mostra frustrado sexualmente. E ainda tem que aturar seu irmão gêmeo, um verdadeiro parasita que sonha em também se tornar roteirista.
Todos esses problemas tornam ainda mais difícil a tarefa de adaptar um livro para o cinema.
Quase famosos (2000) – Escrito e dirigido por Cameron Crowe, o filme se passa nos anos 1970.
É sobre um adolescente que consegue um emprego como jornalista da revista Rolling Stone e, com isso, passa a acompanhar uma banda de rock em turnê pelos Estados Unidos.
A relação entre jornalismo e fama é uma das ideias centrais do filme.
O espectador tem a oportunidade de conhecer o ambiente do rock dos anos 70.
São 10 filmes de interesse de escritores e de aspirantes à carreira literária
Procuramos resumir ao máximo as sinopses dos 10 filmes de interesse de escritores e de aspirantes à carreira literária, para não cometer spoiler.
De qualquer modo, mesmo esses resumos oferecem uma boa visão dos enredos.
E, certamente, facilitarão a sua seleção para assistir a películas que alcançaram destaque na história do cinema internacional.
É lógico que essa lista é inesgotável e seria impossível apresentar todos de uma só vez. Mas voltaremos ao tema.
De qualquer modo, se você gosta de literatura, clique na logomarca a seguir e visite o site sobre Literatura que faz parte de nossa rede, com vários artigos, e que é permanentemente ampliado e atualizado.
Sobre o Autor
0 Comentários