Destaque A Informante

A Informante, heroína contra criminosos, corre todos os tipos de risco para tentar desbaratar uma quadrilha de traficantes de mulheres.

A Informante heroína contra criminosos

Mulheres escravizadas têm medo de testemunhar

Baseado em fatos reais, o filme A Informante mostra a determinação heroica da policial norte-americana Kathryn Bolkovac em combater a ação de uma verdadeira quadrilha de traficantes de mulheres, quando foi enviada em uma missão de paz à Bósnia do pós-guerra.

Ela fora transferida, na verdade, com a missão de ajudar a reconstruir um país arruinado pela guerra, mas fatos estranhos começaram a chamar sua atenção, ao perceber que mulheres eram escravizadas às imposições bestiais dos homens que se reuniam num bar e compravam essas mulheres para se divertirem.

E muitas delas, temerosas diante das represálias e ameaças de morte, tinham medo de testemunhar.

A Informante é uma heroína que enfrenta ameaças de morte

A Informante heroína arrisca a vida contra criminosos

Em sua investigação, Kathryn se deparou com várias fotos de mulheres literalmente torturadas e humilhadas por esses homens, incluindo até mesmo os próprios oficiais norte-americanos.

Com imunidade por estarem a serviço em missão oficial, muitos dos participantes dos abusos sexuais não poderiam sequer ser denunciados, permanecendo livres de processos.

Decidida a libertar as mulheres e a acabar com os abusos, Kathryn passou a ser perseguida, inclusive pelos próprios superiores hierárquicos, além de receber ameaças e correr risco de morte.

A Informante é uma heroína que consegue registro dos crimes

Mais um caso de inferno na Terra

Vemos aqui mais uma repugnante história de verdadeiro inferno na Terra, a exemplo do que assistimos também em relação aos casos de abusos sexuais, no filme A Fronteira, onde são mostradas as violências contra os que tentam atravessar a fronteira entre México e Estados Unidos.

Desta vez a ação se passa numa Bósnia mergulhada em corrupção, com o acobertamento dos crimes até mesmo por integrantes do corpo diplomático, em razão de um acordo entre Estados Unidos e empresas privadas e multinacionais a peso de verdadeiras fortunas.

A Informante tem provas mas não pode agir

A informante, heroína contra os criminosos, descobre que funcionários estão envolvidos

Primeiramente induzida a aceitar um período de descanso, devido ao caráter estressante da investigação que decidiu fazer, envolvendo-se em muitos riscos, Kathryn rejeitou o convite e se deparou com mais casos de abusos, de maltratos e, inclusive, de assassinato.

É difícil prosseguir na análise do filme sem cometer spoiler, pois toda a ação se passa em torno das investigações e das inúmeras ameaças e ações dos envolvidos, inclusive de oficiais a serviço dos EUA e determinados a defender a imagem pretensamente pacificadora da ONU.

Documento histórico revelador

É um filme que merece ser visto, inclusive como um documento histórico verdadeiramente assustador de um país dominado por crápulas, em que as mulheres são vistas como inferiores a serviço de homens bestiais, monstruosos e corruptos.

Trata-se da tenebrosa realidade do tráfego humano, que, segundo denuncia o filme, transformou-se numa das indústrias criminosas que crescem mais rapidamente no mundo.

Crimes são acobertados

Crimes são acobertados pelos poderosos

A estimativa, segundo conclusão apresentada pelo filme, é de que cerca de 2 milhões e meio de pessoas são vítimas de tráfego humano no mundo todo.

Isto sem contar que esse número ainda pode estar muito abaixo da realidade, pois muitas mulheres, ameaçadas de violência e de assassinato, preferem se calar.

E sem contar, ainda, que a enorme quantia em dinheiro, envolvida, serve como verdadeira mordaça e acobertamento dos responsáveis, entre os quais muitas autoridades, organismos internacionais e governos dos países envolvidos.



A Informante (The Whistleblower)

Produção de 2010: Canadá e Alemanha

Roteiro: Larysa Kondracki e Eilis Kirwan

Direção: Larysa Kondracki

No Elenco:

No elenco A Informante

Rachel Weisz: Kathryn Bolkovac

Vanessa Redgrave: Madeleine Rees

Nikolaj Lie Kaas: Jan Van Der Velde

Monica Bellucci: Laura Leviani

Rosabell Laurenti Sellers: Erin

Danny John-Jules: Duke

David Strathaim: Peter Ward

Benedict Cumberbatch: Nick Kaufman

David Hewlett: Fred Murray

Liam Cunningham: Bill Hynes

William Hope: Blakely

Roxana Condurache: Raya

Dorotheea Petre: Mara

Stuart Graham: McVeigh

Anna Schafer: Zoe

Rayisa Kondracki: Irka

Sobre o Autor

Gerson Menezes
Gerson Menezes

O objetivo do Autor não é o de concentrar-se na linguagem rebuscada do tecnicismo cinematográfico, mas de apresentar o que há de melhor (ou de pior) na filmografia nacional e internacional, e concentrar-se no perfil dos personagens. As análises serão sempre permeadas pela vertente do humanismo, que, segundo o Autor, é o que mais falta faz ao mundo em que violência e guerra acabam compondo o cenário tanto dos filmes como da realidade de inúmeros países, entre os quais o Brasil.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Solicitar exportação de dados

    Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

    Solicitar a remoção de dados

    Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

    Solicitar retificação de dados

    Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

    Solicitar cancelamento de inscrição

    Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.