Divulgada com título em Inglês, embora sua origem seja espanhola, a série Between Lands, com gosto de novela, procura explorar diferenças sociais.
A motivação central seria mostrar o drama de uma família pobre que precisa sucumbir aos ditames de um ricaço para escapar da miséria.
No centro do drama, está a resiliente Maria Rodriguez (Megan Montaner), que trabalha, incansavelmente, numa comunidade sem recursos, para sustentar a mãe viúva e os dois irmãos mais jovens.
As perspectivas são sombrias e eles estão sendo, inclusive, ameaçados de despejo, devido ao aluguel atrasado há mais de 10 meses.
Diferenças sociais com gostinho de novela
Maria anda contrariada, além disso, porque seu antigo pretendente viaja para a Alemanha e a abandona sem lhe dar explicações nem responder suas cartas.
A família de Maria está tendo que enfrentar essa situação de dificuldade financeira, quando aparece no lugarejo um idoso abastado, supostamente à procura de uma jovem para se casar.
Trata-se de Ramón Cervantes (interpretado por Juanjo Puigcorbé), o autoritário proprietário de terras que torna infernal a vida de seus empregados.
A pretensão dele se direciona para a irmã mais nova de Maria, que é muito jovem ainda, e fica transtornada com a situação.
Surpresa no casamento arranjado
Numa reação surpreendente, a própria Maria Rodriguez, para resgatar a irmã de um sacrifício que lhe parece assustador, resolve aceitar o casamento arranjado.
Mas o casamento, de fato, é com Manuel Cervantes (Unax Ugalde), o herdeiro do milionário.
Porém, ele se recusa, inicialmente, a se unir a Maria. E demonstra, acima de tudo, ter reações misteriosas que provocam razoável temor.
Além disso, mostra-se avesso a qualquer contato com a escolhida, que procura resistir, pacientemente, à situação.
O auge da pobreza versus riqueza
Maria Rodriguez sabe que abandonar a sua missão, ainda que de falsa esposa, irá complicar a situação da família.
Isto porque resultaria no corte dos recursos financeiros assumidos pelo abastado dono de terras que arranjou o casamento.
Carlos Serrano, por sua vez, interpreta o papel de José Aguiar, o antigo noivo de Maria Rodriguez, que a abandonou e que, tardiamente, ainda tenta reconquistá-la.
Conflitos Entre Terras
Between Lands, ou Entre Terras, é a versão em série apresentada pela Netflix da produção para a TV espanhola Entre Tierras, de Humberto Miró.
Autor e produtor de Acacias (2015), Llàgrima de Sang (2008) e do mais recente Alba (2021), Humberto Miró tenta explorar, na série Entre Tierras, conflitos entre fronteiras físicas, emocionais e sociais.
O sucesso alcançado pela Netflix com a série parece concentrado no fato de surgirem surpresas a cada momento, com situações que transformam a história em uma colcha de retalhos.
Esse andamento chega a dar a impressão de que a história foi sendo construída aos poucos, na sequência em que estão sendo apresentados os capítulos.
Volúvel ou resiliente?
É compreensível que Maria, preocupada com o destino de sua mãe, do seu irmão e de sua irmã mais jovem, se submeta às imposições humilhantes que, constantemente, lhe são impostas pelo dono das terras.
No entanto, sua reação, muitas vezes, soa como demasiadamente subjugada, ao mesmo tempo em que ela consegue desafiar a maneira de agir do fazendeiro no trato com seus empregados.
Fica evidente que a estratégia usada pela produção, não por coincidência, é a mesma das novelas televisivas. E a própria Netflix usa a expressão gostinho de novela para apresentar a série.
Fatos novos e inesperados surgem sequencialmente, colocando à prova até mesmo a construção dos personagens.
É o caso, por exemplo, do irmão de Maria, que acaba revelando um lado íntimo em torno do qual não havia qualquer indício aparente.
Oscilações na construção dos personagens
Também a personalidade da própria Maria é colocada à prova, adequando-se a um ambiente hostil com mais facilidade do que o previsível.
Já entre os personagens bem construídos está o do insistente José Aguilar, o ex-noivo, cuja índole de mau caráter é revelada com um simples olhar característico de quem não vale um centavo sequer.
Mantendo-se na estratégia novelesca, o final de cada episódio faz ressurgir a curiosidade do que vem a seguir, por mais que as fragilidades e inconsistências do roteiro desafiem o impulso da desistência.
Também são inúmeros os personagens e os conflitos paralelos que realimentam a história central.
Mesmo com gostinho de novela espectadores se dividem
A série, embora relativamente bem posicionada em termos de audiência, divide a opinião dos espectadores.
O que mais prevalece é a discordância quanto ao destino de alguns personagens, que teria sido injusto no caso de Maria e do próprio Manuel.
Mas são reações que, afinal, acabam por conferir, a despeito de todas as fragilidades da série, uma sintonia com o público que aceitou o desafio de assisti-la até o último capítulo.
Além disso, há uma tentativa de inserir na série os mais variados conflitos em sociedade, além do choque entre riqueza e pobreza.
Por essa razão surge, de forma inesperada, a questão da homossexualidade, aparentemente alheia aos propósitos do drama em andamento.
Não há clareza sobre se haverá nova temporada, o que depnde das variações do índice de popularidade, que é o único termômetro das plataformas de streaming para determinarem se vale a pena prosseguir.
Sobre o Autor
0 Comentários