O Melhor Lance nem sempre é o melhor. O filme chama a atenção pelos nomes conhecidos e respeitados. Mas pode não ser muito convidativo para um público amplo, quando parece se resumir a um filme do mundo dos leilões, até que o suspense é criado em torno da figura misteriosa da personagem Claire.
O Melhor Lance por preciosidades nem sempre dá certo
Virgil Oldman, ou Sr. Oldman, é um homem de idade com o respeito que não merece no mundo dos leilões e da avaliação de obras de arte raras.
Não merece porque se vale do comparsa Billy Whistler para conseguir O Melhor Lance por obras que ele quer para a sua extensa coleção secreta de mulheres retratadas nos quadros que ele esconde em sua coleção particular, para admirar sozinho, embevecido pelos seus amores platônicos, retratados a óleo.
Oldman é o velho homem solitário que teme as mulheres
Oldman admite que tem pelas mulheres o medo que sente em proporção igual ao respeito que tem por elas.
Isso pode explicar sua personalidade de homem muitas vezes grosseiro, mal-humorado, vaidoso e tão irritado quanto irritante: nunca vivenciou o amor verdadeiro. Só o que está pintado nas telas.
É um virgem recluso no mundo irreal asséptico, que usa luvas o tempo todo para se proteger quando toca os objetos. Mas no rosto das mulheres pintadas ele toca. Contradizendo, por sinal, a regra dos marchands.
O velho homem sempre em busca do Melhor Lance
O mundo avança desse ambiente fechado dos leilões frequentados por gente muito rica quando ele é chamado pela misteriosa Claire, que, como ele, se esconde do mundo real.
Claire se esconde no casarão e, inicialmente, a suspeita que se passa a ter é de que ela seja vítima de algum problema físico que a faz envergonhar-se da própria aparência.
Mas o mal de que padece é conhecido como agorafobia, que vem a ser a ansiedade e o medo incontrolável de lugares abertos e de multidões.
Robert ajuda a decifrar o enigma da conquista
O empregado da misteriosa jovem sabe da escolha pela reclusão. E diz a Virgil Oldman que, mesmo ele, jamais a viu. E que ela não costuma chegar nem mesmo à janela.
Claire contrata os serviços do respeitável Oldman para que ele avalie as obras de arte e a enorme mansão com velhos objetos, que os pais falecidos deixaram de herança.
Ocorre que ela marca encontros para acertar detalhes do contrato e sempre inventa desculpas para nunca aparecer pessoalmente.
Isso enfurece, inicialmente, o velho leiloeiro, que se irrita e dirige ofensas à desconhecida. E chega ao ponto de desistir de prestar-lhe o serviço especializado.
Ocorre que, após espiá-la, sorrateiramente, Oldman sente-se intrigado e, com a ajuda do consertador-de-tudo Robert, decide se aproximar da mulher misteriosa e conquistá-la.
Começa então o mais intrigante dos suspenses, o que leva o espectador a prender-se ao filme para, afinal, desvendar o mistério.
Ao término (que não podemos contar), Oldman tem que encarar a realidade para compreender, afinal, se O Melhor Lance nem sempre é realmente o melhor.
O comparsa de Oldman sempre consegue o melhor lance
Dirigido por Giuseppe Tornatore, do premiado Cinema Paradiso (1988), O Melhor Lance tem no elenco atores bem conhecidos, como Geoffrey Rush, no papel principal, e Donald Sutherland, o comparsa indignado por não ter nenhuma de suas próprias obras reconhecida exatamente pelo parceiro que ele ajuda na hora dos leilões preciosos.
Mas os atrativos não param por aí. A trilha sonora é de Ennio Morricone.
E a fotografia, de Fabio Zamarion, se destaca logo nas primeiras cenas.
O Melhor Lance (La Migliore Offerta)
País: Itália
Roteiro e direção: Giuseppe Tornatore
Ano de produção: 2013
Lançamento: 2014
No catálogo da Paramount Pictures
No Elenco:
Geoffrey Rush: Virgil Oldman
Sylvia Hoeks: Claire
Jim Sturgess: Robert
Donald Sutherland: Billy Whistler
Liya Kebede: Sarah
Philip Jackson: Fred
Dermot Crowley: Lambert
Sobre o Autor
0 Comentários