Destaque Oldman

O Melhor Lance nem sempre é o melhor. O filme chama a atenção pelos nomes conhecidos e respeitados. Mas pode não ser muito convidativo para um público amplo, quando parece se resumir a um filme do mundo dos leilões, até que o suspense é criado em torno da figura misteriosa da personagem Claire.

O melhor lance nem sempre

O Melhor Lance por preciosidades nem sempre dá certo

Virgil Oldman, ou Sr. Oldman, é um homem de idade com o respeito que não merece no mundo dos leilões e da avaliação de obras de arte raras.

Não merece porque se vale do comparsa Billy Whistler para conseguir O Melhor Lance por obras que ele quer para a sua extensa coleção secreta de mulheres retratadas nos quadros que ele esconde em sua coleção particular, para admirar sozinho, embevecido pelos seus amores platônicos, retratados a óleo.

O melhor lance nem sempre é pelas mulheres

Oldman é o velho homem solitário que teme as mulheres

Oldman admite que tem pelas mulheres o medo que sente em proporção igual ao respeito que tem por elas.

Isso pode explicar sua personalidade de homem muitas vezes grosseiro, mal-humorado, vaidoso e tão irritado quanto irritante: nunca vivenciou o amor verdadeiro. Só o que está pintado nas telas.

É um virgem recluso no mundo irreal asséptico, que usa luvas o tempo todo para se proteger quando toca os objetos. Mas no rosto das mulheres pintadas ele toca. Contradizendo, por sinal, a regra dos marchands.

O melhor lance manipulado a favor do leiloeiro

O velho homem sempre em busca do Melhor Lance

O mundo avança desse ambiente fechado dos leilões frequentados por gente muito rica quando ele é chamado pela misteriosa Claire, que, como ele, se esconde do mundo real.

Claire se esconde no casarão e, inicialmente, a suspeita que se passa a ter é de que ela seja vítima de algum problema físico que a faz envergonhar-se da própria aparência.

Mas o mal de que padece é conhecido como agorafobia, que vem a ser a ansiedade e o medo incontrolável de lugares abertos e de multidões.  

O enigma diante do leiloeiro

Robert ajuda a decifrar o enigma da conquista

O empregado da misteriosa jovem sabe da escolha pela reclusão. E diz a Virgil Oldman que, mesmo ele, jamais a viu. E que ela não costuma chegar nem mesmo à janela.

Claire contrata os serviços do respeitável Oldman para que ele avalie as obras de arte e a enorme mansão com velhos objetos, que os pais falecidos deixaram de herança.

Ocorre que ela marca encontros para acertar detalhes do contrato e sempre inventa desculpas para nunca aparecer pessoalmente.

Kit cinema

Isso enfurece, inicialmente, o velho leiloeiro, que se irrita e dirige ofensas à desconhecida. E chega ao ponto de desistir de prestar-lhe o serviço especializado.

Ocorre que, após espiá-la, sorrateiramente, Oldman sente-se intrigado e, com a ajuda do consertador-de-tudo Robert, decide se aproximar da mulher misteriosa e conquistá-la.

Começa então o mais intrigante dos suspenses, o que leva o espectador a prender-se ao filme para, afinal, desvendar o mistério.

Ao término (que não podemos contar), Oldman tem que encarar a realidade para compreender, afinal, se O Melhor Lance nem sempre é realmente o melhor.

O parceiro escolhe o melhor lance

O comparsa de Oldman sempre consegue o melhor lance

Dirigido por Giuseppe Tornatore, do premiado Cinema Paradiso (1988), O Melhor Lance tem no elenco atores bem conhecidos, como Geoffrey Rush, no papel principal, e Donald Sutherland, o comparsa indignado por não ter nenhuma de suas próprias obras reconhecida exatamente pelo parceiro que ele ajuda na hora dos leilões preciosos.

Mas os atrativos não param por aí. A trilha sonora é de Ennio Morricone.

E a fotografia, de Fabio Zamarion, se destaca logo nas primeiras cenas.



O Melhor Lance (La Migliore Offerta)

País: Itália

Roteiro e direção: Giuseppe Tornatore

Ano de produção: 2013

Lançamento: 2014

No catálogo da Paramount Pictures

elenco oldman

No Elenco:

Geoffrey Rush: Virgil Oldman

Sylvia Hoeks: Claire

Jim Sturgess: Robert

Donald Sutherland: Billy Whistler

Liya Kebede: Sarah

Philip Jackson: Fred

Dermot Crowley: Lambert

Sobre o Autor

Gerson Menezes
Gerson Menezes

O objetivo do Autor não é o de concentrar-se na linguagem rebuscada do tecnicismo cinematográfico, mas de apresentar o que há de melhor (ou de pior) na filmografia nacional e internacional, e concentrar-se no perfil dos personagens. As análises serão sempre permeadas pela vertente do humanismo, que, segundo o Autor, é o que mais falta faz ao mundo em que violência e guerra acabam compondo o cenário tanto dos filmes como da realidade de inúmeros países, entre os quais o Brasil.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Solicitar exportação de dados

    Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

    Solicitar a remoção de dados

    Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

    Solicitar retificação de dados

    Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

    Solicitar cancelamento de inscrição

    Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.