O cinema dá seu testemunho das mudanças radicais no tempo. Se, antes, bandas de rock fizeram sucesso nas telas, hoje os canais no YouTube é que dão destaque aos talentos.

Allie Sherlock não precisa de gravadora nem está nas telas dos shoppings, onde as salas de cinema conseguiram sobreviver.

No momento em que escrevemos este artigo, Allie Sherlock já estava com quase seis milhões de inscritos em seu canal no YouTube.

São milhares (ou milhões) de visualizações a cada novo vídeo em que ela interpreta músicas de vários estilos, quase sempre acompanhada pelo talentoso brasileiro Fábio Rodrigues.

Fábio também tem seu canal. Ele canta e toca guitarra e violão elétrico. E em apenas um vídeo, interpretando um dos sucessos de Michael Jackson, a dupla conseguiu mais de 55 milhões de visualizações.

Bandas de rock fizeram sucesso nas telas

Muitas bandas de rock fizeram sucesso no cinema mundial ao longo dos anos. The Beatles está entre elas. Mas não é a única, obviamente.

Como beatlemaníaco, vou começar com os Beatles e falar das demais bandas.

E tem Brasil também na lista, mais adiante.

The Beatles – A banda britânica fez sua estreia no cinema em 1964 com o filme A Hard Day’s Night (imagem acima em P&B). As noites de um duro dia mostram a banda em uma série de eventos caóticos enquanto tentam chegar a um show. Eles também estrelaram em Help! (1965), que apresenta a banda em uma aventura ao redor do mundo para impedir um culto religioso de sacrificar Ringo Starr.

Queen – O filme biográfico do inigualável Freddie Mercury, Bohemian Rhapsody (2018), mostra a trajetória da banda Queen desde a formação até a performance no lendário show Live Aid em 1985. Foi um enorme sucesso de bilheteria e vencedor de diversos prêmios, incluindo o Oscar de Melhor Ator para Rami Malek.

AC/DC – O filme Iron Man 2 (2010) apresenta muitas músicas da banda de rock australiana na trilha sonora, incluindo Highway to Hell e Thunderstruck. O vocalista da banda, Brian Johnson, faz uma breve aparição no filme.

The Who – O musical Tommy (1975) tem como base do roteiro o álbum conceitual da banda britânica The Who. O filme conta a história de um garoto que, traumatizado por um evento traumático, se torna cego, surdo e mudo, mas acaba se tornando um líder espiritual.

Pink Floyd está entre as basndas de rock que fizeram sucesso nas telas

Pink Floyd – O musical The Wall (1982) é baseado no álbum de mesmo nome da banda britânica Pink Floyd. O filme (foto acima) segue a história de um roqueiro chamado Pink, que fica preso em uma espiral de autodestruição e de isolamento.

Várias bandas de rock do Brasil também fizeram sucesso nas telas dos cinemas. E de outros estilos musicais também.

Seguem as dicas para quem quer assistir e curtir, cada um a seu estilo de preferência, obviamente:

Dois Filhos de Francisco (2005) – Conta a história da dupla sertaneja Zezé di Camargo & Luciano e sua ascensão ao estrelato. Embora não seja uma banda de rock, o filme possui uma trilha sonora bastante influenciada pelo gênero.

Os Paralamas do Sucesso – Vamo Batê Lata (1987) – O filme documenta a turnê da banda Os Paralamas do Sucesso pelo Brasil em 1986. Intercala imagens dos shows com as entrevistas dos integrantes da banda.

Paralamas do Sucesso em disco

Acústico MTV – Titãs (1997) – Temos aqui um registro do show acústico dos Titãs, uma das bandas mais importantes do rock brasileiro, gravado para o programa MTV Unplugged. O show conta com as músicas mais famosas da banda em versões acústicas.

O Homem que Copiava (2003) – Embora não seja um filme sobre uma banda de rock, a trilha sonora deste filme dirigido por Jorge Furtado conta com diversas músicas de rock brasileiro, incluindo canções de bandas como Legião Urbana e Engenheiros do Hawaii.

Raul – O Início, o Fim e o Meio (2012) – Documentário conta a história do lendário músico Raul Seixas, considerado um dos pais do rock brasileiro. O filme traz entrevistas com amigos, familiares e músicos que trabalharam com Raul ao longo de sua carreira.

Tropicália (2012) – Documentário dirigido por Marcelo Machado, sobre a história do movimento cultural Tropicália, que teve grande impacto na música e na cultura brasileiras na década de 1960. O filme traz imagens de arquivo e entrevistas com os principais artistas envolvidos no movimento, como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Tom Zé.

Simonal – Ninguém Sabe o Duro que Dei (2009) – Documentário sobre a história do cantor Wilson Simonal, um dos maiores nomes da música brasileira nos anos 1960. O filme aborda tanto o sucesso do cantor como sua queda, após ser acusado de envolvimento com a ditadura militar.

Legião Urbana – Música para Acampamentos (1992) – Este é um registro de um show ao vivo da Legião Urbana, uma das bandas mais populares do rock brasileiro dos anos 1980 e 1990. O filme traz imagens dos bastidores do show e entrevistas com os integrantes da banda.

Sobre o Autor

Gerson Menezes
Gerson Menezes

O objetivo do Autor não é o de concentrar-se na linguagem rebuscada do tecnicismo cinematográfico, mas de apresentar o que há de melhor (ou de pior) na filmografia nacional e internacional, e concentrar-se no perfil dos personagens. As análises serão sempre permeadas pela vertente do humanismo, que, segundo o Autor, é o que mais falta faz ao mundo em que violência e guerra acabam compondo o cenário tanto dos filmes como da realidade de inúmeros países, entre os quais o Brasil.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Solicitar exportação de dados

    Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

    Solicitar a remoção de dados

    Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

    Solicitar retificação de dados

    Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

    Solicitar cancelamento de inscrição

    Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.